segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Como não pode deixar de ser...

Que tenham um Bom Natal. Tentem não pensar tanto em vós, pelo menos hoje... Tentem direccionar as vossas energias para algo de construtivo...
O Natal assim como o vemos todos os anos não é uma fesividade que me agrade por aí além, portanto não vou ser hipócrita: Detesto o Natal. Pronto, está dito. Mas para quem gosta, porque gostam? Por terem a sala atafulhada de prendas, por terem a mesa cheia de gostosuras (esta parte ainda escapa!)?
O Natal é uma reminiscência de uma festa pagã chamada Yule e que assinalava mais uma volta na Roda da Vida e, consequentemente, algo semelhante à "nossa" passagem de ano. Assinalava o nascer do Deus Kernunnus, o Deus masculino do Sol: como podemos reparar, a partir do Natal os dias começam a ser maiores. Celebrando o Seu nascimento, enfeitavam-se árvores com frutos (sinal de fertilidade).
Mesmo no Cristianismo, o Natal significa um novo recomeço, redenção, regresso à pureza.

E é isto que vemos todos os anos nesta altura?

1 comentário:

M ♑ disse...

Claro que não.
Por acaso este ano nem estava com grandes expectativas pelo Natal. Quando era pequena vibrava imenso, não só pelas prendas mas por tudo envolvido.
Hoje não ligo. Porque sei que para os outros não passa de uma ocasião para trocar presentes como se o afecto fosse medido numa prenda. E isso não faz sentido.
Talvez por isso seja apenas mais um dia, entre todos os outros que o ano tem.

Tem uma boa noite :)
beijinho*